Policiais, servidores públicos e empresas são alvo de operação da Polícia Federal contra corrupção no PR, SC e RS
03/12/2024
Ação foi realizada em conjunto com a Corregedoria da PRF. No total, foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão de intimação com imposição de medidas cautelares. Operação apreendeu armas e outros itens
Polícia Federal
Policiais Rodoviários Federais (PRFs), servidores públicos e empresas de guincho foram alvo de uma operação relativa à investigação dos crimes de corrupção e associação criminosa na manhã desta terça-feira (2)
A ação foi coordenada pela delegacia da Polícia Federal (PF) de Guarapuava, na região central do estado, e pela Corregedoria da PRF do Paraná.
Os alvos são de Curitiba, Lapa (região metropolitana), São Mateus do Sul e União da Vitória (sul do Paraná), e de cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
"As denúncias revelaram um esquema envolvendo uma associação criminosa formada por agentes públicos e particulares, que exigiam vantagens indevidas de forma recorrente em diversas situações. [...] O esquema de corrupção envolve servidores da PRF e 'guincheiros', para obtenção de vantagens financeiras ilícitas", explica a PF.
Nesta etapa da operação, chamada de "Operação Guincho", um homem de 62 anos - que segundo a PF não é servidor público - foi preso em flagrante por posse ilegal de armas de fogo.
No total, foram cumpridos 32 mandados. 18 foram de busca e apreensão, visando recolher documentos, dispositivos eletrônicos e outras provas, e 14 foram mandados de intimação com imposição de medidas cautelares, incluindo afastamento dos servidores investigados das funções públicas e a proibição de acesso dos investigados a prédios públicos.
Segundo a PF, seis servidores da PRF ainda responderão a processo administrativo disciplinar interno e todos os servidores poderão responder por crimes contra a Administração Pública.
"Outras oito pessoas, que também participaram do esquema, responderão criminalmente por suas condutas. Quatro empresas são investigadas", complementa a corporação.
Os nomes dos suspeitos não foram revelados e o g1 tenta identificar as defesas deles.
Leia também:
Curiosidades: Toda cerveja já foi chope, 'zero' já teve álcool e 'gelada' é feita com calor: conheça produção da bebida que tem a indústria do PR em destaque nacional
Assista: Vídeo mostra ladrão pedalando a própria bicicleta com outra furtada debaixo do braço no Paraná
Investigação: O que se sabe e o que falta esclarecer sobre caso de médico suspeito de matar a própria mãe no Paraná
Delegacia da Polícia Federal de Guarapuava
Eduardo Andrade/RPC
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul.
No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!
Top 10
1. Deus Proverá
Gabriela Gomes
2. Algo Novo
Kemuel, Lukas Agustinho
3. Aquieta Minh'alma
Ministério Zoe
4. A Casa É Sua
Casa Worship
5. Ninguém explica Deus
Preto No Branco
6. Deus de Promessas
Davi Sacer
7. Caminho no Deserto
Soraya Moraes
8. Jó
Midian Lima
9. Lugar Secreto
Gabriela Rocha
10. A Vitória Chegou
Aurelina Dourado
Anunciantes
Radios Net
Programa Unidas pela Fé
Malharia Degijon Degijom - Produzimos seu uniforme escolar,empresarial, igrejas.
Dom Assessoria Virtual Empresa online Atendimento humanizado, aliado a inovação, tecnologia. Personalização da rotina médica. A DOM busca uma experiência... mais